Por que contratar um profissional registrado

O profissional determina a segurança e a qualidade da obra, além das garantias necessárias para que ela seja realizada sem problemas. É fundamental que a sociedade entenda que aquele que estudou por vários anos está apto para atender as demandas existentes. Contratar um profissional é, portanto, necessário para ter um bom projeto e para executá-lo com qualidade e economia, prevendo problemas futuros que ocorrem quando o projeto não é feito por um profissional.

Registro no Confea/Crea

Quando o Confea/Crea registra um profissional ou emite uma ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, ele está atestando que aquele profissional está apto a realizar obras com a melhor técnica, provendo bem-estar à sociedade. Quando o profissional é registrado, ele está submetido às regras do Sistema Confea/Crea, que estão em consonância com o Código de Ética Profissional. Ser registrado significa que o órgão regulador, Confea/Crea, habilitou aquele profissional para trabalhar na área. Sem o registro, o profissional não consegue emitir a ART.

“A carteira de registro profissional nada mais é do que uma certidão do conselho profissional para a sociedade, que contrata o profissional habilitado, de que aquele profissional tem conhecimento, de que ele concluiu a universidade, faculdade ou escola – sejam elas estrangeiras ou brasileiras – e adquiriu conhecimento. A missão do Sistema Confea/Crea e Mútua é analisar esse conhecimento e certificar para a sociedade que aquele profissional, que tem a carteira do Crea, tem conhecimento para exercer aquelas atribuições profissionais. A escola tem o papel da formação do profissional. A definição das atribuições é papel exclusivo e fundamental do Conselho. É crime dar atribuições ao profissional que não tenha o conhecimento necessário.”
Presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva

Fonte: CREA-RN